Afinal, o que é e o que não é Economia Colaborativa?

No último fim de semana participei do Peer Value Conference, em Amsterdam. Um evento que reuniu ativistas, pesquisadores e empreendedores de vários lugares do mundo. O objetivo principal foi discutir formas de potencializar a construção de um mundo menos desigual, centrado na colaboração e no cooperativismo.

Um dos assuntos mais debatidos foi a atuação das grandes plataformas digitais como Uber e AirBnb. Passada a empolgação inicial de muitas pessoas em relação a essas plataformas, o momento agora é de preocupação com o impacto causado por elas, especialmente no mundo do trabalho.

A opinião unânime entre os conferencistas é de que Uber e AirBnb não são exemplos de economia colaborativa ou de compartilhamento.

O que esse tipo de plataforma digital faz é extrair valor através dos bens e do trabalho das pessoas, um fenômeno que está sendo chamado de comoditização.  Ao mesmo tempo, criam um sistema que bloqueia quaisquer relações diretas entre produtores e consumidores. Essas duas plataformas são, na verdade, charmosos intermediários. De forma muito inteligente e competente se apropriam das novas possibilidades de interação criadas pela internet.

Para facilitar um pouco o entendimento elaborei esse pequeno infográfico. O tema é complexo e ainda pretendo me aprofundar mais nessa questão.

 

colaborativa

Autor: Matheus Queiroz

Estudei história, fui professor, fiz mestrado em gestão do conhecimento, entrei para o mundo do contracheque como servidor público, trabalhei com inovação tecnológica e cheguei a dar aula sobre como escrever uma patente de escova de dentes... mesmo sem concordar muito com propriedade intelectual. Precisei passar por tudo isso para entender que devemos sempre seguir o que faz nosso coração vibrar. Acredito no poder da colaboração, no futebol arte e que grandes coisas podem acontecer quando você se conecta com pessoas que admira.

1 pensamento em “Afinal, o que é e o que não é Economia Colaborativa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *