O Valor da Colaboração.

peervalueDaqui a poucos dias começo uma grande aventura pelo velho mundo. A primeira parada será em Amsterdam, onde vou participar do PeerValue Conference.

Esse evento vai reunir ativistas, empreendedores e pesquisadores de vários lugares do mundo. O objetivo principal é discutir formas de potencializar a construção de um mundo menos desigual, centrado na colaboração e no cooperativismo. Serão debatidos temas como Economia Colaborativa, Tecnologias Descentralizadas, Plataformas P2P, Políticas Inclusivas e Inovação Social.

Um dos cara mais interessantes dessa conferência é o Douglas Rushkoff, que acaba de lançar um livro chamado “Jogando Pedras no Google Bus”, em que ele fala sobre a desilusão com a chamada “Era Digital” e como o crescimento econômico tornou-se inimigo da prosperidade. Para entender melhor o título dê uma olhada nessa notícia “San Francisco perde a paciência com empresas de tecnologia”

Esse livro ajuda a perceber que até mesmo no famoso Vale do Silício existe um desconforto crescente sobre o atual modelo de desenvolvimento. Em todos os lugares as pessoas estão sentido na pele que a forma como vivemos hoje é insustentável.

Por outro lado, há a sensação de que agora, mais do que nunca, temos as ferramentas para para mudar essa realidade. Como disse o Gustavo Tanaka,“Há algo de grandioso acontecendo no mundo”. Mais e mais pessoas estão interessadas e envolvidas com iniciativas voltadas para a construção de um novo modelo social e econômico. O primeiro passo talvez seja (re) aprender a colaborar.

Autor: Matheus Queiroz

Estudei história, fui professor, fiz mestrado em gestão do conhecimento, entrei para o mundo do contracheque como servidor público, trabalhei com inovação tecnológica e cheguei a dar aula sobre como escrever uma patente de escova de dentes... mesmo sem concordar muito com propriedade intelectual. Precisei passar por tudo isso para entender que devemos sempre seguir o que faz nosso coração vibrar. Acredito no poder da colaboração, no futebol arte e que grandes coisas podem acontecer quando você se conecta com pessoas que admira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *